segunda-feira, 8 de junho de 2009

PAUTA DE FORMAÇÃO - DOT P/ CP's - CICLO II


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MATEUS
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA - DOT-P
2º ENCONTRO DE DOT-P COM COORD. PEDAGÓGICOS DE ENS. FUNDAMENTAL
CICLO II - 24/04/2009

Os dados obtidos com o diagnóstico são relevantes para a escola de fato organizar-se
para que os estudantes possam aprender em todas as áreas.
1

OBJETIVOS:
  • Analisar o desenvolvimento da fase 1 da sondagem da competência leitora e escritora;
  • Discutir o Plano de Acompanhamento do Coordenador Pedagógico a partir dos dados observados nesta sondagem.

Atividade 1: Leitura em voz alta pelo formador 10’


Atividade 2: Sondagem da Competência Leitora e Escritora – FASE 1 1h
Pensando na ação: Sondagem da Competência Leitora e Escritora, em pequenos grupos refletir:

  • Como foi a discussão para a elaboração do instrumento?
  • Como foi feita a escolha dos textos para leitura em voz alta?
  • Quem eram os envolvidos neste processo?
  • Quem aplicou a sondagem?
  • Quais foram os critérios de aplicação?
  • Que aspectos foram considerados para que um aluno fosse classificado como tendo leitura em voz alta fluente?

Socialização das discussões.

Atividade 3: Análise de uma planilha de sondagem. 2h

Em pequenos grupos analisar a planilha de sondagem da fase 1:

  • Que análise desta planilha faria com seu grupo de professores?
  • Que aspectos destacaria?
  • Que encaminhamentos você proporia a partir do analisados?
  • Quais ações de acompanhamento você C.P. realizaria mediante os encaminhamentos propostos?
    Socialização.

Atividade 4: Retomada da Tarefa: Ações de Acompanhamento presentes no Plano de Trabalho do C.P. 30’

Tarefa: Após a realização da sondagem da fase 2 (p.p. 50, 51 e 53 do referencial de expectativas.....), enviar junto com a planilha, um relatório do processo de construção e aplicação dos instrumentos de sondagem, bem como da análise dos dados coletados, (utilizar como apoio as questões propostas na atividade 2), até o dia 15/05/09.

Atividade 5: AVALIAÇÃO DO ENCONTRO: 20’

De que forma a pauta desenvolvida contribuiu para você refletir sobre:

  • plano de acompanhamento?
  • encaminhamentos com os professores de Ciclo II?
  • conhecimento do material disponível ao Ciclo II?
  • gestão de sala de aula?
    1Orientações Curriculares - Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Língua Portuguesa . SME/DOT, p. 91

Emottasilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário