SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MATEUS
DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA - DOT-P
2º ENCONTRO DE DOT-P COM COORD. PEDAGÓGICOS DE ENS. FUNDAMENTAL
Os dados obtidos com o diagnóstico são relevantes para a escola de fato organizar-se
para que os estudantes possam aprender em todas as áreas.1
OBJETIVOS:
- Analisar o desenvolvimento da fase 1 da sondagem da competência leitora e escritora;
- Discutir o Plano de Acompanhamento do Coordenador Pedagógico a partir dos dados observados nesta sondagem.
Atividade 1: Leitura em voz alta pelo formador 10’
Atividade 2: Sondagem da Competência Leitora e Escritora – FASE 1 1h
Pensando na ação: Sondagem da Competência Leitora e Escritora, em pequenos grupos refletir:
- Como foi a discussão para a elaboração do instrumento?
- Como foi feita a escolha dos textos para leitura em voz alta?
- Quem eram os envolvidos neste processo?
- Quem aplicou a sondagem?
- Quais foram os critérios de aplicação?
- Que aspectos foram considerados para que um aluno fosse classificado como tendo leitura em voz alta fluente?
Socialização das discussões.
Atividade 3: Análise de uma planilha de sondagem. 2h
Em pequenos grupos analisar a planilha de sondagem da fase 1:
- Que análise desta planilha faria com seu grupo de professores?
- Que aspectos destacaria?
- Que encaminhamentos você proporia a partir do analisados?
- Quais ações de acompanhamento você C.P. realizaria mediante os encaminhamentos propostos?
Socialização.
Atividade 4: Retomada da Tarefa: Ações de Acompanhamento presentes no Plano de Trabalho do C.P. 30’
Tarefa: Após a realização da sondagem da fase 2 (p.p. 50, 51 e 53 do referencial de expectativas.....), enviar junto com a planilha, um relatório do processo de construção e aplicação dos instrumentos de sondagem, bem como da análise dos dados coletados, (utilizar como apoio as questões propostas na atividade 2), até o dia 15/05/09.
Atividade 5: AVALIAÇÃO DO ENCONTRO: 20’
De que forma a pauta desenvolvida contribuiu para você refletir sobre:
- plano de acompanhamento?
- encaminhamentos com os professores de Ciclo II?
- conhecimento do material disponível ao Ciclo II?
- gestão de sala de aula?
1Orientações Curriculares - Proposição de Expectativas de Aprendizagem – Língua Portuguesa . SME/DOT, p. 91
Emottasilva
Nenhum comentário:
Postar um comentário