domingo, 7 de junho de 2009

2º ENCONTRO DE DOT-P COM COORDENADORE PEDAGÓGICOS
CICLO II
REGISTRO 24/04/2009



SUGESTÃO PARA ELABORAÇÃO DO “PLANO DE TRABALHO”:
  • Quais são as ações de acompanhamento?
  • Quais são as ações de formação?
  • CRIAR UMA TABELA COM OS SEGUINTES DADOS:
  1. DADOS
  2. METAS
  3. OBJETIVOS
  4. AÇÃO DE FORMAÇÃO
  5. AÇÃO DE ACOMPANHAMENTO
  6. CRONOGRAMA

Atividade 2:

  1. Olhando para as questões propostas:
  • Quais são de “formação”? E quais de “acompanhamento”?

FORMAÇÃO:

  • Como foi a discussão...
  • Como foi feita a escolha dos textos...
  • Quem eram os envolvidos...

ACOMPANHAMENTO:

  • Quem aplicou a sondagem...
  • Quais foram os critérios...
  • Que aspectos foram considerados...

INTERVENÇÕES:

  • Para que serve a sondagem?
  1. Serve para subsidiar o Planejamento, é para ser analisada e não somente quantificada...
  2. O resultado da sondagem na Fase 1, não foi socializado com o coletivo, ficou somente dentro do Ano/ Ciclo
  3. O acompanhamento não se faz efetivo quando não há registro do mesmo... É preciso levar em conta a Formação, a intervenção feita, anteriormente, para que se observe a prática do professor...

“...OS ALUNOS NÃO APRENDEM SE NÃO HOUVER PROFESSORES COMPROMETIDOS COM SUAS APRENDIZAGENS.”, ou seja, O FOCO é na APDZ do aluno e não no ENSINO...."

Como trabalhar com os alunos “com pouco domínio”?

  • “Leitura Compartilhada”/ “Colaborativa”;
  • “Seq. Did.”;
  • “Projetos...”

*LEITURA E ESCRITA É PARA TODOS OS PROFESSORES...

**AOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS, CABEM AS QUESTÕES DO “PADRÃO DA LÍNGUA ESCRITA”!!!

***PARA TRABALHAR COM ALUNOS COM “POUCA FLUÊNCIA” EM LEITURA:

  • Projetos de Leitura (função social garantida):
  1. “COMO TRABALHAR” este tipo de Projeto nas diferentes aulas, por exemplo:
  • MATEMÁTICA: “Regras de Jogo” (um só tem e precisa ler para os outros);
  • CIÊNCIAS: “Seminário”...

ATENÇÃO!!!

ANÁLISE DA PLANILHA:

  • Olhar para a mesma, tematizando os resultados (obs. As anotações na mesma)
  • A avaliação do aluno que não é alfabético, tem que ter um escriba, no caso, pode ser o professor...
  • O aluno não alfa precisa estar inserido nas práticas de sala de aula em situações em que possa participar com seus saberes de forma significativa;
  • Para que nenhum aluno fique esquecido no fundo da sala, é necessário que o professor tenha uma PLANILHA NOMINAL na PASTA DE SALA;
  • Para os alunos com “pouco domínio”dos padrões da escrita, o professor de Língua Portuguesa precisa fazer o diagnóstico e incluir em seu trabalho, as questões do “PADRÃO DA LÍNGUA” (PROJETO 77);
  • Se o aluno não é alfa, precisa estar também na SAP;

**PRODUÇÃO DE UM ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS:

  1. SEQUÊNCIA DIDÁTICA
  • Repertoriar: Gênero (características)/ tema
  • Produção Coletiva(Revisão no processo)
  • Produção em dupla (Revisão na dupla)
  • Produção Individual (Revisão coletiva: escolhe-se um texto e trabalha-se com ele: questões mais aprofundadas do gênero).

Obs.: No mínimo deve-se trabalhar dentro da SUGESTÃO acima em todas as áreas do conhecimento quando o aluno precisa PRODUZIR UM TEXTO!!!


LEMBRE-SE..... ESTE É APENAS “UM” REGISTRO .... VOCÊ PODE TER OUTROS E TRAZER NOVAS CONTRIBUIÇÕES.............

Eliane

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. O Blog está bem bacana! (e bacana é uma palavra já engraçada; é retrô!). Mas observando as características de seu blog, faço um pedido: escreva um pouco mas sobre tipos de leitura... Seria um subsídio legal. Pelo menos àqueles que não tem a sorte de aprender contigo diariamente: quem pode, pode!
    beijocas violetadas.

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