CICLO II
REGISTRO 24/04/2009
SUGESTÃO PARA ELABORAÇÃO DO “PLANO DE TRABALHO”:
- Quais são as ações de acompanhamento?
- Quais são as ações de formação?
- CRIAR UMA TABELA COM OS SEGUINTES DADOS:
- DADOS
- METAS
- OBJETIVOS
- AÇÃO DE FORMAÇÃO
- AÇÃO DE ACOMPANHAMENTO
- CRONOGRAMA
Atividade 2:
- Olhando para as questões propostas:
- Quais são de “formação”? E quais de “acompanhamento”?
FORMAÇÃO:
- Como foi a discussão...
- Como foi feita a escolha dos textos...
- Quem eram os envolvidos...
ACOMPANHAMENTO:
- Quem aplicou a sondagem...
- Quais foram os critérios...
- Que aspectos foram considerados...
INTERVENÇÕES:
- Para que serve a sondagem?
- Serve para subsidiar o Planejamento, é para ser analisada e não somente quantificada...
- O resultado da sondagem na Fase 1, não foi socializado com o coletivo, ficou somente dentro do Ano/ Ciclo
- O acompanhamento não se faz efetivo quando não há registro do mesmo... É preciso levar em conta a Formação, a intervenção feita, anteriormente, para que se observe a prática do professor...
“...OS ALUNOS NÃO APRENDEM SE NÃO HOUVER PROFESSORES COMPROMETIDOS COM SUAS APRENDIZAGENS.”, ou seja, O FOCO é na APDZ do aluno e não no ENSINO...."
Como trabalhar com os alunos “com pouco domínio”?- “Leitura Compartilhada”/ “Colaborativa”;
- “Seq. Did.”;
- “Projetos...”
*LEITURA E ESCRITA É PARA TODOS OS PROFESSORES...
**AOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS, CABEM AS QUESTÕES DO “PADRÃO DA LÍNGUA ESCRITA”!!!
***PARA TRABALHAR COM ALUNOS COM “POUCA FLUÊNCIA” EM LEITURA:
- Projetos de Leitura (função social garantida):
- “COMO TRABALHAR” este tipo de Projeto nas diferentes aulas, por exemplo:
- MATEMÁTICA: “Regras de Jogo” (um só tem e precisa ler para os outros);
- CIÊNCIAS: “Seminário”...
ATENÇÃO!!!
ANÁLISE DA PLANILHA:
- Olhar para a mesma, tematizando os resultados (obs. As anotações na mesma)
- A avaliação do aluno que não é alfabético, tem que ter um escriba, no caso, pode ser o professor...
- O aluno não alfa precisa estar inserido nas práticas de sala de aula em situações em que possa participar com seus saberes de forma significativa;
- Para que nenhum aluno fique esquecido no fundo da sala, é necessário que o professor tenha uma PLANILHA NOMINAL na PASTA DE SALA;
- Para os alunos com “pouco domínio”dos padrões da escrita, o professor de Língua Portuguesa precisa fazer o diagnóstico e incluir em seu trabalho, as questões do “PADRÃO DA LÍNGUA” (PROJETO 77);
- Se o aluno não é alfa, precisa estar também na SAP;
**PRODUÇÃO DE UM ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS:
- SEQUÊNCIA DIDÁTICA
- Repertoriar: Gênero (características)/ tema
- Produção Coletiva(Revisão no processo)
- Produção em dupla (Revisão na dupla)
- Produção Individual (Revisão coletiva: escolhe-se um texto e trabalha-se com ele: questões mais aprofundadas do gênero).
Obs.: No mínimo deve-se trabalhar dentro da SUGESTÃO acima em todas as áreas do conhecimento quando o aluno precisa PRODUZIR UM TEXTO!!!
LEMBRE-SE..... ESTE É APENAS “UM” REGISTRO .... VOCÊ PODE TER OUTROS E TRAZER NOVAS CONTRIBUIÇÕES.............
Eliane
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Blog está bem bacana! (e bacana é uma palavra já engraçada; é retrô!). Mas observando as características de seu blog, faço um pedido: escreva um pouco mas sobre tipos de leitura... Seria um subsídio legal. Pelo menos àqueles que não tem a sorte de aprender contigo diariamente: quem pode, pode!
ResponderExcluirbeijocas violetadas.