ESCALA DE PROFICIÊNCI E SUA CARACTERIZAÇÃO:
DE 100 A 150 – NÂO SATISFATÓRIO
DE 175 A 300 – SATISFATÓRIO
OBS.: AS MÉDIAS SÃO PELO NÚMERO DE ACERTOS; OS ALUNOS AVALIADOS SÃO OS QUE TIVERAM MÉDIA INFERIOR A 150 NA AVALIAÇÃO ANTERIOR; O OBJETIVO É ACOMPANHAR ESTES ALUNOS LONGITUDINALMENTE E VERIFICAR SE ESTÃO SENDO ATENDIDOS EM SUAS APDZS; NÃO É PARA “RANKER” E SIM PARA DIAGNOSTICAR E FORMAR;
OLHAR PARA O “BOLETIM PROVA SÃO PAULO” DA UNIDADE:
EXEMPLO:
**lembrar que as MÉDIAS FORAM RECALCULADAS de acordo com a escala do SAEB que vai de “100 a 500”, PORÉM, a análise da REDE vai até “300”;
COMO LER O BOLETIM CRITERIOZAMENTE:
- se o aluno acerta uma questão mais complexa, sua pontuação é mais alta nesta questão, portanto, não é pelo número de acertos que o aluno é avaliado e sim pela verificação do seu nível de PROFICIÊNCIA;
- a avaliação a partir do nível 100 é possível mostrar o que o aluno sabe, analisando do ponto de vista PEDAGÓGICO, abaixo do 100 só conseguimos saber O QUE O ALUNO NÃO SABE;
- MÉDIA VARIA “12,5%” PARA CIMA “12,5%” PARA BAIXO, ex.: média 117 + 12,5 = 129,5, logo, A MÉDIA será 125 (de 125 a 137,5= 125);
comparar com as médias da DRE/ SME; - fazer tabela;
***OBSERVAR QUE ABAIXO DE MÉDIA 1OO PRECISAM SER SOMADOS OS PERCENTUAIS PARA SABER QUANTOS ALUNOS PRECISAMOS RESGATAR EMERGENCIALMENTE!!!
APÓS fazer tabela, MONTAR UM GRÁFICO, pois é o GÊNERO que privilegia a INTERPRETAÇÃO DE DADOS!!!
É NECESSÁRIO atentar que o aluno que está no nível 75 tem que chegar a 100, o de 100 a 125, e assim sucessivamente, se a média é 125 é necessário somar os índices inferiores a fim de mensurar o número de alunos que precisam ser atendidos EMERGENCIALMENTE;
ATENÇÃO:
“CURSO DE ELABORAÇÃO DE ITENS PARA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA DE ACORDO COM AS HABILIDADES”: 16/05
HAVERÁ TAMBÉM O CURSO PARA LÍNGUA PORTUGUESA!!!
Emottasilva SP 15/05/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário