terça-feira, 12 de maio de 2009



Alfabetizar e avaliar


A sondagem é um dos recursos de que o professor dispõe para conhecer
as hipóteses que os alunos ainda não alfabetizados possuem sobre a escrita
alfabética e o sistema de escrita de uma forma geral. Ela também representa
um momento no qual os alunos têm a oportunidade de refletir sobre aquilo que
escrevem, com a ajuda do professor.
A realização periódica de sondagens é também um instrumento para o planejamento
do professor, pois permite avaliar e acompanhar os avanços da turma
com relação à aquisição da base alfabética, fornecendo informações preciosas
para o planejamento das atividades de leitura e de escrita, assim como para a
definição das parcerias de trabalho entre os alunos (agrupamentos) e para fazer
boas intervenções junto aos alunos.
Mas o que é uma sondagem? É uma atividade de escrita que envolve, num
primeiro momento, a produção espontânea e sem apoio de outras fontes escritas
de uma lista de palavras conhecidas dos alunos. Ela pode ou não envolver a escrita
de frases simples. É uma situação de escrita que deve, necessariamente, ser
seguida da leitura pelo aluno daquilo que ele escreveu. Por meio da leitura é que o
professor poderá observar se o aluno estabelece ou não relações entre aquilo que
ele escreveu e aquilo que ele lê em voz alta, ou seja, entre a fala e a escrita.
Nessa proposta, sugerimos que sejam realizadas sondagens avaliativas logo
no início do ano, em fevereiro, no começo de abril e no final de junho. Assim,
ao longo do primeiro semestre letivo, será possível analisar o processo de alfabetização
dos alunos em três momentos diferentes. Entretanto, para fazer uma
avaliação mais global das aprendizagens da turma, é interessante recorrer a outros
instrumentos – inclusive a observação diária dos alunos –, pois a atividade
de sondagem representa uma espécie de retrato do processo do aluno naquele
momento. E como esse processo é dinâmico e na maioria das vezes evolui muito
rapidamente, pode acontecer de apenas alguns dias depois da sondagem os
alunos terem avançado ainda mais.
Feitas essas observações iniciais, compartilhamos os critérios de definição
das palavras que farão parte das atividades de sondagem deste semestre.
São eles:
# As palavras devem fazer parte do vocabulário cotidiano dos alunos, mesmo
que eles ainda não tenham tido a oportunidade de refletir sobre a
representação escrita dessas palavras.
# A lista deve contemplar palavras que variam na quantidade de letras,
abrangendo palavras monossílabas, dissílabas etc.
# O ditado deve ser iniciado pela palavra polissílaba, depois a trissílaba,
a dissílaba e, por último, a monossílaba. Esse cuidado deve ser tomado
porque, no caso de as crianças escreverem segundo a hipótese do número
mínimo de letras, poderão recusar-se a escrever caso tenham de
começar pelo monossílabo.
# Evite palavras que repitam as vogais, pois isso também pode fazer com
que as crianças entrem em conflito – por causa da hipótese da variedade
– e também recusem-se a escrever.
# Após o ditado da lista, dite uma frase que envolva pelo menos uma das
palavras da lista, para que se possa observar se os alunos voltam a escrever
essa palavra de forma semelhante, ou seja, se a escrita dessa
palavra permanece estável mesmo no contexto de uma frase.
Por isso, sugerimos que seja organizada uma lista de alimentos que se
compram na padaria:


MORTADELA
PRESUNTO
QUEIJO
PÃO
O MENINO COMEU QUEIJO


Dicas para o encaminhamento da sondagem:

#As sondagens deverão ser feitas no início das aulas (em fevereiro), início de abril, final de junho, ao final de setembro e ao final de novembro.
#Faça a sondagem em um papel sem pauta. Isso é proposital, pois assim será possível observar o alinhamento e a direção da escrita dos alunos.
#Se possível, faça a sondagem com UM aluno de cada vez, deixando o restante da turma envolvido com outras atividades que não solicitem tanto sua presença (a cópia de uma cantiga, a produção de um desenho etc.). Se necessário, peça ajuda à CP ou a outra pessoa que possa lhe dar esse suporte.
#Dite normalmente as palavras e a frase, sem silabar.
#Observe as reações dos alunos enquanto escrevem. Anote aquilo que eles
falarem em voz alta, sobretudo o que eles pronunciarem de forma espontânea (não obrigue ninguém a falar nada).
#Quando eles terminarem, peça para que eles leiam aquilo que escreveram (após a escrita de cada palavtra). Anote em uma folha à parte como eles fazem essa leitura, se apontam com o dedinho cada uma das letras ou não, se associam aquilo que falam à escrita etc.
#Faça um registro da relação entre a leitura e a escrita. Por exemplo, o aluno escreveu "k B O" e associou cada uma das sílabas dessa palavra a uma das letras que escreveu. Registre:
k B O
(PRE) (SUN) (TO)

Pode acontecer que, para PRESUNTO, outro aluno registre BNTAGYTIOAMU (ou seja, utilize muitas e variadas letras, sem que seu critério de escolha dessas letras tenha alguma relação com a palavra falada). Nesse caso, se ele ler sem se deter em cada uma das letras, anote o sentido que ele usou nessa leitura.

ATENÇÃO! Se algum aluno se recusar a escrever, ofereça-lhe letras móveis.

Obs.: Atente para seus registros (Portifólio) das atividades de seus alunos, eles lhe darão pistas de suas hipóteses de escrita, se seu aluno já é alfabético, NÃO É NECESSÁRIO fazer a sondagem de lista, neste caso, o melhor instrumento para Sondagem é a Reescrita de um texto de memória, tal como: parlenda, cantigas de roda, etc, a fim de que você verifique quais as dificuldades ortográficas que necessitam ser trabalhadas.


RECOMENDAÇÕES DA CP ELIANE para JEIF e H/As no dia 11/05/2009:

# Escolham o campo semântico mais próximo da realidade de nossos alunos;
# De hoje a 13 de Maio a SONDAGEM deverá fazer parte de sua ROTINA;
# Se houver dúvidas, procurem-me ou deixem por escrito com a CP Lia, ela fará contato comigo;
# Você também pode recorrer as suas colegas de Ciclo I para sanar suas dúvidas;
# Preencham as PLANILHAS e analisem os dados a fim de que seu trabalho seja coerente e de acordo com as metas (até JUNHO as crianças deverão estar SILÁBICAS COM VALOR);
# Façam o registro das discussões de vocês e das decisões quanto ao instrumento de SONDAGEM escolhido por vocês (lembrem-se: se eu não REGISTRO, eu não fiz);
# Espero que compreendam minha ausência (minha filha está sendo operada hoje).


Beijos,
e Feliz Dia das Mães (atrasado)!!!
Eliane


P.S.: Se você tem alguma dúvida sobre Sondagem ou qualquer outro assunto que envolva ALFABETIZAÇÃO, escreva-me.



Emottasilva SP 11/05/2009

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