JEIF - SP 29 e 30/04/09
CICLO I
-
Avaliar o trabalho desenvolvido desde o começo do ano letivo;
-
Discutir e elaborar uma Seqüência Didática de escrita do gênero “Carta”.
ATIVIDADES:
1. Como estamos e a quantas andamos?
No coletivo:
Refletir e falar sobre:
-
a prática em sala de aula;
-
a Formação em JEIF e H/ A's;
-
os avanços dos alunos e suas apdz's.
2. De acordo com o “Guia de Planejamento” do 3º ano PIC (pp. 72 a 84):
-
Listar os Procedimentos;
-
Discutir sobre as etapas previstas nesta SD e fazer ajustes para a “Produção Escrita” de Cartas pessoais;
-
Adaptar a SD do 3º ano PIC para os alunos do 2º ano.
SOCIALIZAÇÃO.
REGISTRO DOS ENCONTROS DOS DIAS: 29 E 30/04:
1. AVALIAÇÃO DO PERCURSO: JEIF 29/04/09
As professoras dos 2ºs anos: ELAINE e LÍGIA, ressaltam a necessidade de dar continuidade as atividades de Reflexão sb o Sistema, POIS AINDA TÊM ALUNOS NÃO ALFABÉTICOS,
Ex.:
Quadrinhas;
Pensamentos (frases para refletir: escrita e leitura);
Texto lacunado;
adivinhas;
listas;
... na PRODUÇÃO DE TEXTOS, as profªs relataram que iniciaram com noções sobre o Gênero “Receita”, uma vez que nas atividades propostas não exploraram todas as etapas de uma SD para Produção de Textos,
Ex.: Reescrita de receita com “modelo ilustrado” para leitura e organização do Gênero.
As professoras já incorporaram em sua Prática:
-
Ambiente Alfabetizador (instrumentos construídos com os alunos a fim de tornarem-se “significativos” para os mesmos, socialização de livros através da “Biblioteca Volante”, professoras leitora, escritora, e outras práticas);
-
Leitura em voz alta pela Professora (horário privilegiado pra o deleite/ prazer da leitura);
Rotina semanal: explicitação da Prática em sala de aula (instrumento que serve para acompanhamento e análise da própria prática e organizador dos tempos e espaços a serem utilizados nas atividades semanais).
As professoras ainda têm dificuldade na “variação de atividades” e no trabalho com “duplas produtivas” (temas abordados nas “H/A's” pela CP);
Quanto ao avanço dos alunos, ficou claro que houve apdzado, e combinamos de fazer uma nova sondagem para análise de escritas, a ser entregue no dia: 13/05.
Combinamos que, a medida que formos nos apropriando e transformando nossa Prática com segurança e reflexão, ou seja, sabendo “o que”, “por que”, “para quem” e “como” trabalhar as atividades, incorporaremos tais conhecimentos em nossa Prática em sala de aula, também ressaltamos a necessidade de começarmos com o “Projeto: Animais marinhos” do Guia, no início do 2º bimestre (maio/ junho), e aprofundarmos o nosso conhecimento sobre SD na Produção de textos e os Procedimentos necessários, a fim de que os meninos(as) aprendam mais e melhor!!! Ainda em tempo, a CP lembrou que a concepção de “Formação”, na qual estamos inseridos(as) nos horários de JEIF e H/A's, parte daquilo que sabemos, ou seja, de nossa Prática real, para que possamos “tematizar”, refletir e agir de forma a atender às aprendizagens necessárias aos nossos alunos, bem como, a compreensão e forma de utilizar com êxito os documentos que circulam na Rede com a finalidade de embasar nosso trabalho.
Continuação da pauta: JEIF - 30/05/2009
ETAPAS PREVISTAS NUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA “PRODUÇÃO DE TEXTO”:
-
Leitura de cartas (repertoriar o gênero)
-
Roda de conversa sb cartas
-
Listar assuntos para a carta
-
Leitura e análise de uma carta bem escrita: expressões, conhecimento da pessoa a quem estamos escrevendo, etc)...
-
Planejamento: Roteiro de carta pessoal(atividade coletiva): Listar (cartaz: “O que não pode faltar numa carta”- estrutura da carta)
-
Produção oral com destino escrito (prof. escriba)
-
Revisão (foco: linguagem que se escreve, concordância verbal e nominal, repetição de palavras...)
-
Produção de Texto em duplas (pensar nas duplas e delimitar quem faz o que/ uma só folha)
-
Revisão de texto (em dupla): delimitar foco e priorizar um determinado trecho
Troca de cartas e leitura das mesmas (Roda de leitura) -
Produção de carta (individual)
-
Revisão ( todos os aspectos)
-
Apresentação da carta e envio ao destinatário (em mãos, na festa do “DIA DE QUEM CUIDA DE MIM” ou “DIA DAS MÃES”).
CONSIDERAÇÕES:
As etapas previstas acima, fazem parte de um esqueleto de “COMO PODEMOS” trabalhar com a “PRODUÇÃO DE TEXTO” em qualquer Ano/Ciclo, no caso, as Professoras do 2º ano consideraram o Gênero: “Carta Pessoal” (GÊNERO PREVISTO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES de seu ano/ciclo).
O Livro usado pelas meninas do 2º ano foi o GUIA DO PIC - 3º ANO (pp. 72 a 84), agora, é só você mudar o Gênero e usar TODA A SUA CRIATIVIDADE para realizar as atividades de forma prazerosa e significativa, como só você pode fazer!!!
Para o Planejamento de nossa Rotina para a Semana de 04 a 08/05, consideraremos apenas as Etapas que vão até o número 7, pulando para o número 13, pois nossa intenção é aproveitarmos o momento e aliarmos o “PROPÓSITO DIDÁTICO” ao “PROPÓSITO DE COMUNICAÇÃO” (função social real da escrita: “Carta para Quem cuida de mim” - pais ou responsáveis).
BOM TRABALHO!!!
Emottasilva
SP 11/05/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário