domingo, 10 de maio de 2009

Começando um novo caminho... Formação de Professores



... começando... registrando... compartilhando... ousando acreditar em mudanças... uma "jornada" começa sempre com o primeiro passo...


Em maio de 2008, iniciei minha jornada na EMEF VINÍCIUS DE MORAES como Coordenadora Pedagógica... Um ano se passou, e já está na hora de abraçar novos DESAFIOS!!!

Começo aqui, timidamente, descobrindo esta nova ferramenta midiática na Formação de professores da EMEF VINÍCIUS DE MORAES... em outro momento eu conto minha trajetória até chegar aqui...



JEIF - SP 29 e 30/04/09
CICLO I


OBJETIVOS:



  • Avaliar o trabalho desenvolvido desde o começo do ano letivo;


  • Discutir e elaborar uma Seqüência Didática de escrita do gênero “Carta”.

ATIVIDADES:


1. Como estamos e a quantas andamos?


No coletivo:
Refletir e falar sobre:




  • a prática em sala de aula;


  • a Formação em JEIF e H/ A's;


  • os avanços dos alunos e suas apdz's.

2. De acordo com o “Guia de Planejamento” do 3º ano PIC (pp. 72 a 84):




  • Listar os Procedimentos;


  • Discutir sobre as etapas previstas nesta SD e fazer ajustes para a “Produção Escrita” de Cartas pessoais;


  • Adaptar a SD do 3º ano PIC para os alunos do 2º ano.

SOCIALIZAÇÃO.



REGISTRO DOS ENCONTROS DOS DIAS: 29 E 30/04:


1. AVALIAÇÃO DO PERCURSO: JEIF 29/04/09



As professoras dos 2ºs anos: ELAINE e LÍGIA, ressaltam a necessidade de dar continuidade as atividades de Reflexão sb o Sistema, POIS AINDA TÊM ALUNOS NÃO ALFABÉTICOS,



Ex.:
Quadrinhas;
Pensamentos (frases para refletir: escrita e leitura);
Texto lacunado;
adivinhas;
listas;



... na PRODUÇÃO DE TEXTOS, as profªs relataram que iniciaram com noções sobre o Gênero “Receita”, uma vez que nas atividades propostas não exploraram todas as etapas de uma SD para Produção de Textos,



Ex.: Reescrita de receita com “modelo ilustrado” para leitura e organização do Gênero.


As professoras já incorporaram em sua Prática:




  • Ambiente Alfabetizador (instrumentos construídos com os alunos a fim de tornarem-se “significativos” para os mesmos, socialização de livros através da “Biblioteca Volante”, professoras leitora, escritora, e outras práticas);


  • Leitura em voz alta pela Professora (horário privilegiado pra o deleite/ prazer da leitura);
    Rotina semanal: explicitação da Prática em sala de aula (instrumento que serve para acompanhamento e análise da própria prática e organizador dos tempos e espaços a serem utilizados nas atividades semanais).

As professoras ainda têm dificuldade na “variação de atividades” e no trabalho com “duplas produtivas” (temas abordados nas “H/A's” pela CP);



Quanto ao avanço dos alunos, ficou claro que houve apdzado, e combinamos de fazer uma nova sondagem para análise de escritas, a ser entregue no dia: 13/05.
Combinamos que, a medida que formos nos apropriando e transformando nossa Prática com segurança e reflexão, ou seja, sabendo “o que”, “por que”, “para quem” e “como” trabalhar as atividades, incorporaremos tais conhecimentos em nossa Prática em sala de aula, também ressaltamos a necessidade de começarmos com o “Projeto: Animais marinhos” do Guia, no início do 2º bimestre (maio/ junho), e aprofundarmos o nosso conhecimento sobre SD na Produção de textos e os Procedimentos necessários, a fim de que os meninos(as) aprendam mais e melhor!!! Ainda em tempo, a CP lembrou que a concepção de “Formação”, na qual estamos inseridos(as) nos horários de JEIF e H/A's, parte daquilo que sabemos, ou seja, de nossa Prática real, para que possamos “tematizar”, refletir e agir de forma a atender às aprendizagens necessárias aos nossos alunos, bem como, a compreensão e forma de utilizar com êxito os documentos que circulam na Rede com a finalidade de embasar nosso trabalho.



Continuação da pauta: JEIF - 30/05/2009



ETAPAS PREVISTAS NUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA “PRODUÇÃO DE TEXTO”:




  1. Leitura de cartas (repertoriar o gênero)


  2. Roda de conversa sb cartas


  3. Listar assuntos para a carta


  4. Leitura e análise de uma carta bem escrita: expressões, conhecimento da pessoa a quem estamos escrevendo, etc)...


  5. Planejamento: Roteiro de carta pessoal(atividade coletiva): Listar (cartaz: “O que não pode faltar numa carta”- estrutura da carta)


  6. Produção oral com destino escrito (prof. escriba)


  7. Revisão (foco: linguagem que se escreve, concordância verbal e nominal, repetição de palavras...)


  8. Produção de Texto em duplas (pensar nas duplas e delimitar quem faz o que/ uma só folha)


  9. Revisão de texto (em dupla): delimitar foco e priorizar um determinado trecho
    Troca de cartas e leitura das mesmas (Roda de leitura)


  10. Produção de carta (individual)


  11. Revisão ( todos os aspectos)


  12. Apresentação da carta e envio ao destinatário (em mãos, na festa do “DIA DE QUEM CUIDA DE MIM” ou “DIA DAS MÃES”).

CONSIDERAÇÕES:



As etapas previstas acima, fazem parte de um esqueleto de “COMO PODEMOS” trabalhar com a “PRODUÇÃO DE TEXTO” em qualquer Ano/Ciclo, no caso, as Professoras do 2º ano consideraram o Gênero: “Carta Pessoal” (GÊNERO PREVISTO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES de seu ano/ciclo).
O Livro usado pelas meninas do 2º ano foi o GUIA DO PIC - 3º ANO (pp. 72 a 84), agora, é só você mudar o Gênero e usar TODA A SUA CRIATIVIDADE para realizar as atividades de forma prazerosa e significativa, como só você pode fazer!!!
Para o Planejamento de nossa Rotina para a Semana de 04 a 08/05, consideraremos apenas as Etapas que vão até o número 7, pulando para o número 13, pois nossa intenção é aproveitarmos o momento e aliarmos o “PROPÓSITO DIDÁTICO” ao “PROPÓSITO DE COMUNICAÇÃO” (função social real da escrita: “Carta para Quem cuida de mim” - pais ou responsáveis).
BOM TRABALHO!!!


Emottasilva



SP 11/05/2009













Nenhum comentário:

Postar um comentário